Buscar
  • CASA UnB

Programa “Jogo de Cintura”

Atividade realizada nas Unidades de Saúde de São Sebastião (DF) em 2011



O mês de Junho do ano de 2011 foi de trabalho para o CASA, além de aprendizado, disseminação de conhecimento e promoção de saúde para a comunidade de São Sebastião - DF. O programa baseou-se em um circuito de 5 oficinas (ocorridas nos dias 10, 17, 21 e 29 de Junho e 7 de Julho) denominadas “Jogo de Cintura”, cada qual realizada em uma Unidade de Saúde diferente da região administrativa.


Os participantes da atividade eram os moradores da comunidade, dentre os quais se destacaram as donas de casa e idosos, além dos profissionais da Equipe de Saúde da Família.



A oficina sobre Alimentação Saudável foi dividida em 3 momentos:


  • Palestra inicial sobre alimentação saudável ministrada pela nutricionista Daiane Sousa;

  • Dinâmica “Salada de Fruta” para a apresentação dos participantes e integração do grupo;

  • “Gincana da Nutrição” a qual envolveu 4 dinâmicas lúdicas e instrutivas.


A oficina sobre alimentação saudável objetivou contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares dos participantes de maneira didática, compreensiva e inclusiva.

Também foram realizadas atividades sobre avaliação antropométrica com o objetivo de classificação do estado nutricional.



Dando continuidade ao programa, em Outubro do mesmo ano aconteceram mais 5 encontros, dessa vez entre os profissionais da Equipe de Saúde da Família de diversas Unidades de Saúde da região e os integrantes do CASA.


A intenção dessa etapa do projeto era capacitar os profissionais sobre Alimentação Saudável e torná-los multiplicadores do Guia Alimentar da População Brasileira, vigente à época, para a comunidade de São Sebastião. Nos encontros foram entregues cópias com as diretrizes do Guia para que os profissionais de saúde pudessem recorrer a este sempre que necessário.



O programa contribuiu com o conhecimento acerca da alimentação saudável de 143 pessoas da região.

Ao todo, o programa “Jogo de Cintura” contribuiu com o conhecimento acerca da alimentação saudável de 143 pessoas da região, sempre utilizando o Guia Alimentar para a População Brasileira como norte das atividades.


Em relação à equipe, nós estamos trabalhando para identificar as pessoas das fotos. Você reconhece alguém? Que tal nos contar e colaborar com a preservação de nossa memória? Se você fez parte dessa ação, deixe seu depoimento também! Vamos adorar te ouvir!

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo